sexta-feira, 7 de maio de 2010

A criança com paralisia cerebral - Estimulação

A paralisia cerebral é uma deficiência que vai afectar o desenvolvimento da criança.

Deficiência é um termo discutível mas, realmente quer dizer que uma pequena porção dos milhões de células que existem no cérebro foi destruída e, portanto, não se pode desenvolver. Não há possibilidade de regeneração destas células, pelo que não pode haver cura da lesão.

No entanto as células restantes PODEM SER ESTIMULADAS a funcionar o mais adequadamente possível de modo a compensar a deficiência e desenvolver ao máximo as potencialidades da criança.

(...) há uma possibilidade de melhorar.

Esta melhoria não se manifesta subitamente mas, PROGRESSIVAMENTE, graças a um trabalho PERSISTENTE e CONSTANTE em que a colaboração dos pais é imprescindível.

O prognóstico nem sempre é fácil de estabelecer. (...) , o cérebro da crianças desenvolve-se, por um lado, de acordo com o seu potencial e, por outro, de acordo com os ESTÍMULOS que recebe.


Retirado de " A criança com paralisia cerebral - guia para os pais e profissionais de saúde e educação" - Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral



5 comentários:

  1. Ora, nem mais !!!

    Assim é que é falar ! Força. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito amor e muita estimulação são os ingredientes necessários para a vossa caminhada.
    Estaremos aqui para vos apoiar sempre que precisarem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não sei muito bem como, vim parar a este blog. E quando vi um post sobre paralisia cerebral, resolvi ler: dei aulas de desporto a crianças e adultos com paralisia cerebral e no dia 3/1/2009 nasceu a minha afilhada mais nova com este problema. Depois de muitas buscas, encontramos uma clinica onde estão a ser tratados casos destes: Foltra (santiago de compostela). Se puder ajudar nalguma coisa, o meu mail é helenapegado@gmail.com
    E parabéns pelo pequenito... cada pequena evolução é uma grande vitória!!!

    ResponderEliminar
  4. E a vossa dedicação constante é notória. Tenho a certeza que vão ser persistentes e oferecer tudo o possível ao João para que ele desenvolva ao máximo as suas capacidades. Também tenho a certeza que não irá ser sempre fácil mas o amor de mãe e de pai tudo conseguem ultrapassar ;)

    Beijinhos!

    Elsa S

    ResponderEliminar
  5. Ha possibilidade de regeneraçao de celulas sim, e ja ha tratamentos para isso, o mesmo tratamento feito na espanha ( Foltra) tem um medico aqui no Brasil q o faz.
    Meu filho de 1 ano tem paralisia cerebral e começou a fazer este tratamento. Se quiser mais informaçoes: meu email nila.biscuit@yahoo.com.br

    ResponderEliminar