sábado, 1 de maio de 2010

A rotina do dia a dia


Por volta das 6 da manhã é quando o João acorda. Mudamos a fraldinha e la vamos para o quarto dele, onde temos um tapete e todo o material necessario e adequado a estimulação dele. Colocamos musica , deitamo nos no tapete, e ai iniciamos o nosso dia. Neste momento ja da atenção as historias que contamos, adora beijinhus, e a paixão dele o peluche Serafim. As musicas a que ele mais reage são do Serafim e companhia do canal Panda, dai lhe termos posto o nome de Serafim ao peluche.
Brincamos, fazemos alguma ginastica e ai para as 9 horas , começa a ficar com sonito e adormece. Mas basta po lo na cama, puff, espreguisadeira e abre logo os olhos.E assim se vai passando o dia , entre brincadeiras, estimulação, mamadas, e sonos de 15 minutos. Ai as 21h toma banhinho, mama e adormece durante grande parte da noite. Ele esta habituado a esta rotina pois era a utilizada no seu internamento, e quando veio para casa manteve.
As terças e quintas saimos para a fisioterapia e terapia ocupacional das 9.30 ás 11.30. Devem se estar a perguntar " mas não saiem para passear durante o dia!? " . . . Não, é verdade. Até o fim de semana passado só saimos para as terapias e consultas. O João chora imenso no ovo. Devido a rigidez dele, o ovo faz com que ele tenha que ficar numa posição que contraria a espasticidade dele, e ai entra em padrões de hiper extensão, o que o irrita e provoca dores musculares. Para sair com ele tenho que ter sempre um motorista, pois tenho que ir com ele atrás a acalma lo. É desesperante, acreditem. Mas parece que está a melhorar e já fizemos 3 viagens com ele para Coimbra, Lisboa e Porto para consultas, em que se portou muito melhor, e já consegui esta semana sair com ele sozinha. Ainda chorou uns periodos ,mas ja esteve bem melhor. Para o acalmar utilizo umas gotinhas "magicas" de nome Aero Om . São doces e basta uma na chupeta e faz milagres.
Ele irrita se com muita facilidade e esta sempre a transpirar. Dai , lhe ter cortado o cabelito , para ver se anda mais fresco. A terapeuta I. diz que ele transpira muito, pois é muito activo, mas têm que exercer muita força para se movimentar, dai esta sempre a transpirar , devido ao esforço que faz. Enquanto que nos esticamos um braço facilmente, sem qualquer esforço, ele tem que exercer força para o fazer, e como é um espevitado, não para um bocadinho.

1 comentário:

  1. Minha Querida!
    Foi com muita Emoção que li o teu blog...acompanhei o nascimento do João no fórum e sempre acreditei nele...é um lutador o teu amado Filho!
    Ainda vais ter muitas surpresas lindas, ele já mostrou a força que tem!

    Grande Vitória a dele!
    Para vós pais, muita Força e Coragem...
    Um Enorme Beijinho minha Querida!

    ResponderEliminar