"Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias - para a ITÁLIA! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelângelo.

As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante-Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa. O comissário de bordo chega e diz:

- BEM VINDO À HOLANDA!

- Holanda!?! - Diz você. - O que quer dizer com Holanda!?!? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália!

Mas houve uma mudança de plano vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente.Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor, começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrants e Van Goghs.

Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália, estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida você dirá: - Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado!.

E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora. Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.Porém, se você passar a sua vida toda remoendo o facto de não ter chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais sobre a Holanda. "

BEM VINDO À HOLANDA

por Emily Perl Knisley, 1987

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Consulta de Oftalmologia

Hoje fomos a consulta de Oftalmologia com o Dr. E.S. , especialista em detectar disfunções visuais corticais muito precocemente. Foi só observar o João e disse logo que ele via, que tinha bons reflexos e que a mobilidade ocular estava muito bem. Ele concordou com a neuroftalmologista. Que ainda têm uma imaturidade visual, e que têm que ser muito estimulado, pois ele têm grande potencial para adquirir uma visão normal. Que devido a leucomalacia que é provavel que haja falhas na condução da informação até ao cerebro, mas que com muita estimulação , que o cerebro arranja atalhos para essa informação chegar correctamente. E já temos sinais notorios dessa evolução. O João já segue tambem rostos , e outros objectos, sem ser o peluche serafim, a bola de futebol e a vaca chiquita :) . Não devemos utilizar focos com luzes intermitentes, tipo os das discotecas, pois podem desencadear focos epilépticos. Pois nestes casos, as crianças podem não apresentar convulsões, mas ter algum foco epiléptico "adormecido" , que pode despertar devido a excesso de estimulos, e inadquados. . . Tambem notamos que quando falamos para ele já começa a focar o nosso rosto , e da sempre um sorriso. Também é muito bom ele não ter convulsões, pois aos farmácos para as convulsões atrasam o desenvolvimento , e nestes casos já é lento, a tomar essa medicação pior. Como diz o Dr. R. o campeonato já começou, agora é manter as conquistas.
Pergunta mos se não havia problemas em colocarmos o João a ver o Pocoyo algumas vezes ao dia, já que ele é ao que reage melhor neste momento, e ele disse que não havia problema nenhum, para continuarmos a fazer tudo o que estamos a fazer, pois estava a ter resultados muito positivos. Bem la vamos nos continuar na nossas sessões de Pocoyo. Já sei aquilo tudo de trás para a frente e da frente para trás. Mas para o João , sempre que o colocamos a ver, abre a boca de espanto como se fosse a primeira vez :D ! !
Perguntamos acerca da RM, e das alterações, e ele disse nos que neste momento não da para dizer o grau da leucomalacia, pois até aos 18 meses de idade o cerebro esta a adaptar se as alterações, e só aí , se fará uma RM novamente e se poderam tirar conclusões. A RM de agora não vai ser a mesma daqui a um ano. Disse uma coisa que já sabiamos. Não interessa as imagens da RM para estabelecer prognosticos futuros. Cada criança desenvolve de sua maneira e se adapta as alterações de maneira diferente. Para esquecer mos a Leucomalacia, e dedicar nos sim a estimulação dele.
Para a semana temos consulta de Risco ( pediatria/prematuridade) , vamos ver quanto já pesa o pimpolho , e quando iniciamos as papinhas.

3 comentários:

  1. Minha Querida,
    Cada consulta, cada noticia já são vitórias conquistadas do teu Vencedor..acredita que ele ainda vai surpreender muitos médicos...
    Desejo muito que corra tudo o melhor possivel e que ele recupere totalmente.
    Muitos Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ler estas notícias. Cada vez mais me convenço que o João vai continuar a ser um verdadeiro lutador e vai chegar muito longe!

    Um beijo enorme para vocês!

    Elsa S

    ResponderEliminar
  3. Olá Vânia

    óptimas notícias, como em tudo o resto o importante é a estimulação e com o trabalho adequado ele irá conseguir atingir as etapas necessárias ao seu bom desenvolvimento.
    Fala com as Terapeutas que o acompanham pois existem muitos exercícios para estimular a visão.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar