sexta-feira, 7 de maio de 2010

Contacto CAIPDV

O João já entrou na rede da intrevenção precose, e como apresenta alguns problemas a nivel visual, não sabemos ainda quais, a Educadora G. que o acompanha fez a sinalização dele para o CAIPDV, que é o Centro de Apoio à Intervenção Precoce na Deficiência visual que visa promover e qualificar a intervenção na deficiência visual. Então ontem contactaram nos para virem ca fazer uma avaliação do João, e dar indicações de como ajudar na estimulação dele a nivel visual. A equipa é multidisciplinar, formada por terapeutas, psicologos, educadores e oftalmologista. Combinamos então uma data para virem cá a casa. Tudo o que possa ajudar na recuperação do João , iremos fazer. Também vamos iniciar acupuntura em principio. Esta indicada em caso de lesões cerebrais, e já contactamos com algumas crianças, com PC que fazem acupuntura e com melhorias a nivel da rigidez muscular e outros problemas associados. Também ha algumas em que os pais poucas melhoras viram, mas nós vamos tentar. O que me intrigava era, como iam manter um bebe/criança imobilizada para colocarem as agulhas. Bem para quem não sabe, como eu também não sabia. Até uma certa idade ela é feita por laser, e não por agulhas. Laser Acupuntura é uma forma de estimulação dos pontos de acupuntura utilizando a Laser de Baixa Potência.
Ontem já trouxemos para casa a cadeira ( ajuda técnica) que o hospital disponibilizou para o João, para o sentarmos, de modo a que ele se começe a habituar a estar sentado, criando força muscular, e tambem têm um formato que tenta inibir o padrão de hiper-extensão. Quando ele se começa a esticar, a cadeira têm um apoio no meio das pernitas que faz com que o padrão de hiper-extensão seja contrariado. Agora é trabalhar para ver se ele aos 6 mesitos já se senta

3 comentários:

  1. Olá amiga! Descobri o teu blogue pela APF. É impossível não ficar apaixonada, o teu filho é lindo e tu uma grande grande mulher e uma MÃE nota 10! Torço muito, mesmo muito por vocês e acredita que vou ficar aqui todos os dias ansiosa por saber notícias vossas. Quem sabe um dia nos encontramos... Um beijinho muito grande desta amiga que mesmo não vos conhecendo pessoalmente vos adora, Tânia Capão (a mãe dos gémeos)

    ResponderEliminar
  2. Olha, agora é que sei para que serve essa cadeira !!! Eu bem as via no hospital, mas não percebi que era para inibir um padrão !

    O JP indicaram apenas aos 6 meses o banco triangular (qdo viram que não ia sentar sozinho logo, logo)

    E foi muito bom, pois só se sentou sozinho mais tarde e assim podia brincar bem sentado na escolinha, em casa, etc...

    Um grande beijinho e tudo a correr bem .

    ResponderEliminar
  3. Fico mesmo muito feliz por saber que Portugal já tem todas estas possibilidades para acompanhar meninos como o João e ajudar a tarefa dos pais! Ainda bem que o vosso menino está a ser bem acompanhado e tudo esta a ser feito para ele desenvolver o máximo de faculdades possíveis! E ele vai conseguir!

    Beijinhos!

    Elsa S

    ResponderEliminar