"Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias - para a ITÁLIA! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelângelo.

As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante-Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa. O comissário de bordo chega e diz:

- BEM VINDO À HOLANDA!

- Holanda!?! - Diz você. - O que quer dizer com Holanda!?!? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália!

Mas houve uma mudança de plano vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente.Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor, começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrants e Van Goghs.

Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália, estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida você dirá: - Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado!.

E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora. Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.Porém, se você passar a sua vida toda remoendo o facto de não ter chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais sobre a Holanda. "

BEM VINDO À HOLANDA

por Emily Perl Knisley, 1987

sábado, 22 de maio de 2010

Consulta de Pediatria

Tivemos consulta de pediatria, e o João pesa já 4,780 , e mede 57 cm. O perimetro cefalico continua a aumentar, esta nos 39 cm, o que é bom. Então mantem se no percentil 25, da escala adaptada a prematuros/idade corrigida, pois nos graficos do livro de saude normal, não há ainda percentil para os valores dele. Segundo o pediatra, o João esta muito bem para o que aconteceu, e vão se vendo sempre progressos. Já têm um melhor controlo da cabecita, já a centra mais, e esta um bebe muito activo. Reage muito bem aos sons, e a visão dele esta a melhorar, palra muito e sorri, dando gargalhadas se lhe fazemos coceguitas. É muito obstipado, tendo que todos os dias fazer estimulação para ver se faz cocozito, mas é tambem devido a situação, pois os intestinos ficam mais lentos, e o organismo dele consome mais agua, e dai fezes muito mais duras . O problema dele é mesmo a espasticidade, pois basta estar desconfortavel, com fome, ou querer algo, que a maneira de o manifestar é fazendo hiper extensão. Mas como já esta a ficar um menino crescido, quando faz isso chama mos o a atenção e ele volta logo com o tonus normal. Vamos neste mês fazer de tudo para que o cerebro dele aprenda a que, não é a " esticar se " que se conseguem as coisas. Temos que trabalhar a parte motora muito este mês, pois a hiper extensão dele é incompativel com a posição de sentar, e enquanto ele fizer isto, não se senta. Mesmo assim já esta melhor, premanecendo já varios minutos sentado ao meu colo ou no chão com apoio, sem fazer hiper extensão. Já se nota qual o lado que esta mais afectado. Têm uma hemiparesia a direita. Como vou ficar com o João em casa, com licença de acompanhamento , tivemos que pedir uma declaração com o diagnostico dele. Acho que quem visse a declaração e não conhece se o João imaginava um cenario terrivel. Mas é verdade. Encefalopatia hipoxico-isquemica Grau III , com tetraparesia espastica grave, hemiparesia a direita, disfunção visual e periodos convulsivos. Em todos estes parametros eles está sempre a melhorar, e as convulsões só teve nos 2 primeiros dias de vida, e continuar assim, acreditamos nisso.

Sem comentários:

Enviar um comentário