"Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias - para a ITÁLIA! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelângelo.

As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante-Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa. O comissário de bordo chega e diz:

- BEM VINDO À HOLANDA!

- Holanda!?! - Diz você. - O que quer dizer com Holanda!?!? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália!

Mas houve uma mudança de plano vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente.Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor, começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrants e Van Goghs.

Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália, estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida você dirá: - Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado!.

E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora. Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.Porém, se você passar a sua vida toda remoendo o facto de não ter chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais sobre a Holanda. "

BEM VINDO À HOLANDA

por Emily Perl Knisley, 1987

domingo, 30 de maio de 2010

Dias calmos

O João nestes dias esteve muito melhor a nivel do tónus, principalmente a nivel das pernitas. Fica já longos periodos na posição de sentado, mas com alguma inclinação, sem fazer hiper-extensão, ao meu colo, pois na cadeira manda me a mim lá sentar. Os bracitos mantem alguma rigidez muscular, mas nota se tónus diminuido. Ainda não consegue chegar com as maozitas a boca sem o nosso apoio, mas a parte visual dele não esta a ajudar na evolução mais rapida da parte motora. Notamos que ele já têm um interesse visual maior, mas não o suficiente para ele se interessar por um objecto e tentar agarra lo. Neste momento estamos a notar que esta a ficar com estrabismo, e nota se as vezes quando tenta focar algo. A nossa casa parece um circo, todas as divições tem coisas coladas na parede ou objectos para a estimulação visual dele. Vai levar o seu tempo para ter uma visão com qualidade, mas estamos sempre a inventar mais e mais estrategias para o ajudar. Encontramos na internet umas tiras que se adaptam aos pés e as mãos, com padrões de contrastes para ele andar com aquilo durante o dia, proprias para a estimulção dos bebes. Parece uma arvore de natal o meu Joãozito :D ! !
Continua a comer muito bem a papa, e desde que a experimentou, manda nos a nos beber o leite. Já o bebia tão bem, e agora voltamos aos velhos tempos de ter que andar a cantar e a passear pela casa para o beber, sem falar quando decide cuspi lo. Como está a tolerar as papitas lácteas, experimentei a dar lhe um leite adaptado normal, e passado 2 horas da toma vomitou tudo. Não sei que intolerância será esta aos leites adaptados , ditos normais. Lá vamos continuar com o Visoy. Está a dormir mais durante a noite. Agora a estrategia é quando acorda as 3 da manha para beber o leitinho fico com ele ao colo, e só mesmo quando está a dormir profundamente é que o deito, o que pode demorar mais de uma hora . Aí as 7 acorda, mas nunca bebe leite a essa hora. Recusa mesmo. Só ai as 9 é que quer e depois dorme mais uma horita. Estou lhe a dar a papita ao almoço, e ele fica sempre tão satisfeito que faz uma sesta na camita dele, deixando os meus braços livres para fazer coisas em casa.
Estamos cansados de fazer tantas viagens. Ontem ligaram nos a dizer que temos mais uma consulta em Coimbra agendada para a proxima semana. Não é nada facil viver se no interior do país, quando há necessidade de assistência medica especializada, pois temos que nos deslocar constantemente ou para Coimbra, Porto e Lisboa.

2 comentários:

  1. Esses bracitos vão ter que se erguer muito alto para quando formos ao Estádio da Luz ver o Benfica, João! Abraços

    ResponderEliminar
  2. Está tão lindo o teu menino!
    Todos os esforços e lutas valem a pena por ele.
    Muita Coragem,
    Um Enorme Beijinho

    ResponderEliminar