quarta-feira, 30 de março de 2011

Light Box


Todos os meses a Educadora G. e outras educadoras da Intrevenção Precoce vão a reunião que o CAIPDV ( Centro de Apoio a Intrevenção Precoce na Dificiência Visual) faz em C.B. , onde são delineadas e expostas novas estrategias para trabalhar e estimular as crianças que acompanham. Na ultima reunião falaram da Light Box. Vários programas para crianças com comprometimento visual, elaboram aparelhos como o que vemos na figura (Light Box), tendo os achado uteis no ensino de competências visuais básicas assim como em competências visuo- motoras e visuo-perceptivas mais complexas. Depois há materias adaptados as varias idades para se trabalhar com as crianças.Também pode ficar a nossa criatividade e imaginação, mas deixo aqui o link do site da APH onde se pode encontrar todo o tipo de material para se trabalhar nesta área.




Os materias para a Light Box encontram-se divididos em três niveis




NIVEL I - do nascimento até aos 4 anos


NIVEL II - dos 3 aos 5 anos ( crianças que já dominam capacidades visuais básicas)


NIVEL III- dos 4 aos 6 anos


MANUAL DE ACTIVIDADES PARA A LIGHT BOX



Na net encontram-se a venda Light Box, mas no manual de actividades ensinam como se pode fazer uma Light Box caseira, e foi o que fizemos. Deitamos mãos a obra e com apenas 5 euros e uma caixa velha, criamos uma. Se for uma ferramenta de actividades em que se verifique mais tarde, que está a trazer beneficios ao João e que ele gosta de trabalhar, ai vamos ponderar comprar uma.
Neste momento estamos na fase de arranjar material para utilizar na nossa.




2 comentários:

  1. Olá Vânia :)

    É com enorme satisfação que constatámos o facto de terem construído a Light Box. Pela foto parece-nos uma excelente adaptação. Parabéns!

    Aproveitamos para vos informar que, recentemente, encontrámos outros materiais na linha da light box, e que são bastante mais baratos. Deixamos o link para consulta:
    http://www.handson.co.uk/s/light-box-resources-set/19031/Product.aspx

    Até breve!

    Beijinhos

    O CAIPDV
    Inês Marques e Dina Madeira

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga, ainda não fui espreitar o site, mas fiquei curiosa. Como é que a light box pode ajudar e como?
    É através de desenhos...

    Beijinhos

    ResponderEliminar