quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

E de repente...

.... o João começou a falar/comunicar verbalmente. Estes 3 anos tem sido de altos e baixos, periodos sem evolução outros em que dá saltos. Há uma semana atrás tinhamos vindo  da fisioterapia, dei lhe de almoço e deitei o no sofá para fazer a sesta. Dei lhe a chupeta e disse " faz o óóoo João", e sem lhe dar conversa deixei o estar a ver televisão deitadinho. Começou a verbalizar sons e mais sons e não se calava. Até liguei ao pai para ele ouvir pois ele estava a comunicar verbalmente sem parar. Eu perguntava lhe coisas e ele respondia. Na brincadeira até disse que se lhe tinha ligado ali um fuzivel, e a verdade é que algo se ligou... e não voltou a desligar :)... O João neste momento comunica verbalmente ( não entendemos quase nada do que diz :)) é uma comunicação verbal como se tivesse por volta de  1 ano de idade. No meio do discurso dele só entendemos o mamã, papá, água, anda cá e da cá. O resto é tudo chinês , mas incentiva mo lo a continuar e tudo o que ele diz , batemos palmas e dizemos para continuar :), que queremos saber mais. 
Perguntamos lhe quem gosta muitooooooooooooooooooo do João e ele responde " mamã e papá". O video não tem imagem pois foi tirado quase as escuras, pois foi de noite e sem ele dar conta que estava a gravar, pois se ve o telemovel deixa de falar :) Esperemos que seja um passo para melhorar a comunicação dele com as outras pessoas, pois ele entende tudo muito bem, o problema é as pessoas o entenderem a ele. Esta semana vamos acabar as grelas de comunicação dele e amanha chega um suporte para o ipad dele, que é proprio para as quedas e muito mais fácil para ele pegar nele. Depois quando colocar mos  as grelhas de comunicação já o pode levar para o infantário para começar a tentar comunicar com os amiguinhos dele.




2 comentários:

  1. Que lindo, João. Parabéns!

    Mamãe, será que o Ipad para comunicação poderia atrapalhar a linda comunicação oral do João? Com o Ipad não haveria necessidade de se comunicar falando e o João pode não querer mais se esforçar a falar...

    ResponderEliminar
  2. Também falei nessa questão aos terapeutas e neuropediatra, mas eles dizem que ao contrario do que parece vai ser é mais um estimulo para a comunicação verbal dele. Vamos ver :)

    ResponderEliminar