"Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias - para a ITÁLIA! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelângelo.

As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante-Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa. O comissário de bordo chega e diz:

- BEM VINDO À HOLANDA!

- Holanda!?! - Diz você. - O que quer dizer com Holanda!?!? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália!

Mas houve uma mudança de plano vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente.Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor, começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrants e Van Goghs.

Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália, estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida você dirá: - Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado!.

E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora. Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.Porém, se você passar a sua vida toda remoendo o facto de não ter chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais sobre a Holanda. "

BEM VINDO À HOLANDA

por Emily Perl Knisley, 1987

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

E de repente...

.... o João começou a falar/comunicar verbalmente. Estes 3 anos tem sido de altos e baixos, periodos sem evolução outros em que dá saltos. Há uma semana atrás tinhamos vindo  da fisioterapia, dei lhe de almoço e deitei o no sofá para fazer a sesta. Dei lhe a chupeta e disse " faz o óóoo João", e sem lhe dar conversa deixei o estar a ver televisão deitadinho. Começou a verbalizar sons e mais sons e não se calava. Até liguei ao pai para ele ouvir pois ele estava a comunicar verbalmente sem parar. Eu perguntava lhe coisas e ele respondia. Na brincadeira até disse que se lhe tinha ligado ali um fuzivel, e a verdade é que algo se ligou... e não voltou a desligar :)... O João neste momento comunica verbalmente ( não entendemos quase nada do que diz :)) é uma comunicação verbal como se tivesse por volta de  1 ano de idade. No meio do discurso dele só entendemos o mamã, papá, água, anda cá e da cá. O resto é tudo chinês , mas incentiva mo lo a continuar e tudo o que ele diz , batemos palmas e dizemos para continuar :), que queremos saber mais. 
Perguntamos lhe quem gosta muitooooooooooooooooooo do João e ele responde " mamã e papá". O video não tem imagem pois foi tirado quase as escuras, pois foi de noite e sem ele dar conta que estava a gravar, pois se ve o telemovel deixa de falar :) Esperemos que seja um passo para melhorar a comunicação dele com as outras pessoas, pois ele entende tudo muito bem, o problema é as pessoas o entenderem a ele. Esta semana vamos acabar as grelas de comunicação dele e amanha chega um suporte para o ipad dele, que é proprio para as quedas e muito mais fácil para ele pegar nele. Depois quando colocar mos  as grelhas de comunicação já o pode levar para o infantário para começar a tentar comunicar com os amiguinhos dele.




2 comentários:

  1. Que lindo, João. Parabéns!

    Mamãe, será que o Ipad para comunicação poderia atrapalhar a linda comunicação oral do João? Com o Ipad não haveria necessidade de se comunicar falando e o João pode não querer mais se esforçar a falar...

    ResponderEliminar
  2. Também falei nessa questão aos terapeutas e neuropediatra, mas eles dizem que ao contrario do que parece vai ser é mais um estimulo para a comunicação verbal dele. Vamos ver :)

    ResponderEliminar