terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Reiniciou Terapia Ocupacional

Desde Setembro que tinha-mos feito uma pausa na TO, pois o João chorava imenso, e era impossivel trabalhar com ele pois o choro desencadeia nele muita espasticidade. Há 3 semanas decidimos iniciar TO tanto no hospital como em Coimbra na APCC.
A verdade é que estamos surpreendidos. Ele não chora e até parece gostar , pois vai dando uns sorrisos timidos durante as sessões.
Neste momento está-se a trabalhar mais o braço direito, pois é o que têm mais potencial. Utilizam-se brinquedos adaptados com um sensor, que ao toque da mãozita dele, começam a trabalhar. Também já o colocam num computador adaptado, para estimular a acção causa/efeito. Ele toca no rato do computador e algo acontece no monitor.
Por coincidência ou não, a verdade é que a rigidez dos braços dele diminuiu muito em 15 dias. Neste momento a amplitude dos movimentos dos braços é muito maior. Vê algo que quer e já vai buscar, fazemos torres com cubos ou lego e ele vai a seguir e deita abaixo com a mão direita. As vezes passamos 30 minutos nisto, deita abaixo, constroi, deita abaixo, constroi...
Hoje na TO esteve a brincar com espuma da barba. Não achou muita piada, talvez pelo cheiro intenso que tinha. Amanhã vou tentar fazer o mesmo cá em casa mas com água e farinha ( massa pão). Assim mesmo que vá com as mãos a boca, não faz mal.
Quando está bem disposto ou a comer farta-se de palrrar, mas ainda não diz nenhuma palavra especifica. Existe uma que estamos na duvida, pois ainda não sabemos se é MA I ou PA I. Hoje quando acordou da sesta eu estava ao pé dele e disse 3 vezes MA I. Estamos ainda na duvida se querer mesmo dizer MÃE E PAI.
Anda a comer melhor e em quase 2 semanas , só vomitou uma vez.
Fica aqui um video do artista a comer bolacha.


3 comentários:

  1. Olá!

    O teu João está um doce!
    Tem um sorriso maravilhoso, que me fez sorrir para ele do lado de cá!
    Fico muito feliz com a evolução dele e com a dedicação da super mamã.

    Beijo muito grande aos dois
    Dulce

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga, que grandes evoluções vão aí por casa.
    Esse rapaz de dia para dia surpreende-nos a tudo e a todos.
    Quanto à espuma da barba, lembro-me que a primeira vez que o Guilherme fez detestou e não foi por causa do cheiro, mas sim pela textura. Hoje adora trabalhar com a espuma e eu o que faço é acrescentar tinta para a colorir.
    É super importante que ele continue a trabalhar com as texturas, pois será óptima para a estimulação sensorial dele. Experimenta fazer a espuma num espelho que esteja em frente a ele, pode ser que ele goste de ver o efeito.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  3. Joao , voce quer casar com a Lara. Tao fofo!kkkkkkkkk

    ResponderEliminar