"Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias - para a ITÁLIA! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelângelo.

As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante-Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa. O comissário de bordo chega e diz:

- BEM VINDO À HOLANDA!

- Holanda!?! - Diz você. - O que quer dizer com Holanda!?!? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália!

Mas houve uma mudança de plano vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente.Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor, começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrants e Van Goghs.

Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália, estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida você dirá: - Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado!.

E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora. Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.Porém, se você passar a sua vida toda remoendo o facto de não ter chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais sobre a Holanda. "

BEM VINDO À HOLANDA

por Emily Perl Knisley, 1987

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Reiniciou Terapia Ocupacional

Desde Setembro que tinha-mos feito uma pausa na TO, pois o João chorava imenso, e era impossivel trabalhar com ele pois o choro desencadeia nele muita espasticidade. Há 3 semanas decidimos iniciar TO tanto no hospital como em Coimbra na APCC.
A verdade é que estamos surpreendidos. Ele não chora e até parece gostar , pois vai dando uns sorrisos timidos durante as sessões.
Neste momento está-se a trabalhar mais o braço direito, pois é o que têm mais potencial. Utilizam-se brinquedos adaptados com um sensor, que ao toque da mãozita dele, começam a trabalhar. Também já o colocam num computador adaptado, para estimular a acção causa/efeito. Ele toca no rato do computador e algo acontece no monitor.
Por coincidência ou não, a verdade é que a rigidez dos braços dele diminuiu muito em 15 dias. Neste momento a amplitude dos movimentos dos braços é muito maior. Vê algo que quer e já vai buscar, fazemos torres com cubos ou lego e ele vai a seguir e deita abaixo com a mão direita. As vezes passamos 30 minutos nisto, deita abaixo, constroi, deita abaixo, constroi...
Hoje na TO esteve a brincar com espuma da barba. Não achou muita piada, talvez pelo cheiro intenso que tinha. Amanhã vou tentar fazer o mesmo cá em casa mas com água e farinha ( massa pão). Assim mesmo que vá com as mãos a boca, não faz mal.
Quando está bem disposto ou a comer farta-se de palrrar, mas ainda não diz nenhuma palavra especifica. Existe uma que estamos na duvida, pois ainda não sabemos se é MA I ou PA I. Hoje quando acordou da sesta eu estava ao pé dele e disse 3 vezes MA I. Estamos ainda na duvida se querer mesmo dizer MÃE E PAI.
Anda a comer melhor e em quase 2 semanas , só vomitou uma vez.
Fica aqui um video do artista a comer bolacha.


3 comentários:

  1. Olá!

    O teu João está um doce!
    Tem um sorriso maravilhoso, que me fez sorrir para ele do lado de cá!
    Fico muito feliz com a evolução dele e com a dedicação da super mamã.

    Beijo muito grande aos dois
    Dulce

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga, que grandes evoluções vão aí por casa.
    Esse rapaz de dia para dia surpreende-nos a tudo e a todos.
    Quanto à espuma da barba, lembro-me que a primeira vez que o Guilherme fez detestou e não foi por causa do cheiro, mas sim pela textura. Hoje adora trabalhar com a espuma e eu o que faço é acrescentar tinta para a colorir.
    É super importante que ele continue a trabalhar com as texturas, pois será óptima para a estimulação sensorial dele. Experimenta fazer a espuma num espelho que esteja em frente a ele, pode ser que ele goste de ver o efeito.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  3. Joao , voce quer casar com a Lara. Tao fofo!kkkkkkkkk

    ResponderEliminar