sábado, 20 de novembro de 2010

E continua a surpreender

Em duas semanas a espasticidade dos braços do João diminuiu consideravelmente. Estão com o tônus muito mais normalizado, o que permitiu que nestes ultimos dias fosse trabalhado a posição de sentado e ... finalmente foi alcançada essa meta. O João já consegue estar sentado sem qualquer tipo de apoio durante algum tempo, pois devido a diminuição da espasticidade, consegue ja ter mais movimentos com os braços e fazer carga neles para se manter sentado. Ontem a noite chegou a estar mais de 5 minutos sentado, sempre bem disposto. Ainda não consegue estar sentado e brincar ao mesmo tempo, pois ou se segura nos braços ou brinca,mas já falta pouco :D !! A normalização do tônus ajudou o João em muita coisa. Agora já consegue brincar com as mãos melhor e como a amplitude de movimentos com eles é maior, já se apercebeu que tem mãos e já se põem a olhar para elas e para os seus movimentos. Antes ele mexia as maozitas mas elas nunca chegavam ao campo visual dele, ele mexia nas coisitas por intuição e porque sentia algo a tocar nelas. Está ao nosso colo a mesa e já tenta agarrar nas coisas com intenção,e manipula las. Só falta solucionar o problema da visão para ajudar nestes progressos. Estamos a aguardar que nos chamem para fazer a toxina botulinica no olho esquerdo para ele conseguir focar desse olho em todas as direcções. Caso não se tenha sucesso neste procedimento, teremos que partir para a cirurgia.
Continua muito bem disposto, sempre a rir se, mas cada vez mais exigente. Já sabe bem o que quer, e senão lhe dão o que quer resmunga e resmunga. Como tem bastante dificuldade em chegar aos objecto refila alto e a bom som. Depois de atingir o objectivo da um grande sorriso.
Assusta se muito facilmente com certos sons. Para lhe triturar a sopa tenho que estar noutra divisão senão chora e chora mesmo muito. Detesta a musica nº 3 do CD da Leopoldina ( Xutos e pontapes) choraaaaaaaaaaaaaa... e neste momento a musica que mais gosta e o faz dar gargalhadas é o Hung Up da Madonna. Já nem ao Serafim e Companhia liga. Ainda hoje vinhamos no carro e coloquei o Serafim. Reclamou com choro e eu disse " Pronto vai a Madonna" e foi remedio santo :S !!!
Já bebe pelo copo, e sabe bem destinguir água de Ice tea... hoje fez um filme pois queria Ice Tea e eu dava lhe agua. Não consegui engana lo... e la dei Ice Tea. Pois eu estava a bebe lo e ele olhava para o meu copo de boca aberta , não resisti e dei lhe e pronto, foi um circo. Tambem come muito bem bolacha Maria, e já petisca quando estamos a comer. Pois pode estar com a barriga cheia, mas se alguem está a comer, ele tambem tem que experimentar. Hoje comeu batata esmagada com peixe.
Hoje fica aqui uma foto dele, da semana passada em Coimbra, quando estava muito frio. Segundo a Terapeuta V. parece que ele veio directamente do Sabugueiro ( Serra da Estrela) com o gorro e tanto pelo e a volta dele :D !!!Os contrastes branco, preto e vermelho não podiam faltar para a estimulação da visão, mas acreditem que quentinho ele está!!!!
Na natação está se a portar muito bem. Já mergulha bem, e segundo o professor D. já quase que flutua :) !!!

1 comentário:

  1. Ah João tão bom ouvir noticias positivas tuas! Adorei a tua farpela! :) abraços

    ResponderEliminar