terça-feira, 9 de novembro de 2010

Xcell-Center Tratamento de paralisia cerebral com células estaminais/céulas tronco


Paralisia cerebral

A Paralisia cerebral consiste em um conjunto de condições não progressivas, não contagiosas que geram incapacidade física e que afectam o encéfalo no cérebro, gerando transtornos no movimento.

O dano cerebral normalmente não piora, mas os problemas médicos secundários são muito comuns. Os mais destacados são as diversas dificuldades ortopédicas e os transtornos motores, a artrite e a osteoporose.

A paralisia cerebral não pode ser curada. Os tratamentos comuns incluem fármacos, ajudas mecânicas, terapia física, terapia comportamental, terapia ocupacional e terapia da fala. Todos estes métodos estão centrados em ajudar o paciente a ultrapassar incapacidades de desenvolvimento ou na aprendizagem de novas formas de desempenho de tarefas mais difíceis.



O tratamento da paralisia cerebral no XCell-Center

O tratamento da paralisias cerebral no XCell-Center difere dos métodos standard porque ataca a causa origem da PC no interior do cérebro. A terapia com células estaminais do XCell-Center é uma alternativa livre de fármacos, centrada em afectar as alterações físicas no cérebro que possam melhorar a qualidade de vida da criança.

Cerca de 70% dos pacientes com paralisia cerebral tratados com células estaminais no XCell- Center apresentaram sinais de melhoria.

A maioria dos pacientes com paralisia cerebral são tratados por punção lombar; injectando as células estaminais no líquido cefalorraquidiano que as transporta pelo canal raquidiano até ao cérebro.

A punção lombar é um procedimento ambulatório que requer que os pacientes permaneçam na Alemanha 4 ou 5 noites.

Extracção da medula óssea

Bone Marrow Collection

No primeiro dia, a medula óssea é extraída da crista ilíaca do paciente (osso da anca) usando uma mini-agulha muito fina de punção, sob anestesia local. Embora seja sentida alguma dor quando a agulha é introduzida, a maioria dos pacientes não acha o procedimento de extracção de medula óssea particularmente doloroso. Este procedimento demora normalmente cerca de 30 minutos.

Porque o procedimento de extracção de medula óssea requer que os pacientes estejam imóveis, em crianças é desempenhado sobre anestesia geral.

Depois da extracção de medula óssea estar terminada, os pacientes podem voltar para o hotel e retomar as suas actividades normais. Os pacientes que recebem anestesia geral devem ficar deitados durante um curto período de tempo de recobro antes de voltarem para o hotel.

Esta disponível mais informação sobre o procedimento de extracção de medula óssea no documentoInformação e Consentimento Medula Óssea (ficheiro PDF).

Processamento laboratorial

Laboratory Processing

No dia seguinte, as células estaminais são processadas da medula óssea em um laboratório avançado, aprovado pelo governo (gGMP). No laboratório, a quantidade e a qualidade das células estaminais são medidas. Estas células tem a capacidade de se transformar em múltiplos tipos de células e são capazes de regenerar ou reparar tecido danificado.

Implante da célula estaminal

No terceiro dia, as células estaminais são implantadas de novo no paciente por punção lombar.

Punção lombar

A agulha espinal é introduzida entre as vértebras L4 e L5 sendo extraída uma pequena quantidade de líquido espinal. Um parte desse líquido espinal é misturado com a solução da célula estaminal, sendo depois injectada novamente no líquido espinal do paciente, não a medula óssea. Depois das células estaminais terem sido implantadas, o paciente permanece na sala de recobro durante algumas horas antes de poder voltar ao seu quarto de hotel. O procedimento de extracção de medula óssea é desempenhado sobre anestesia local em adultos e anestesia geral em crianças. Em condições normais, os procedimentos desempenhados sobre anestesia local não são dolorosos.

Seguimento do tratamento

Os pacientes tratados por punção lombar devem permanecer na cidade até ao dia seguinte do procedimento por motivos de segurança geral. Podem regressar a cada ao quinto dia.

Resultados do tratamento

As estatísticas de seguimento de 45 pacientes com paralisia cerebral tratados efectuada em Julho 2009 demonstram que 67% (5 de 7) apresentaram melhorias após a terapia com células estaminais.

A idade referência dos pacientes era 8,9 anos, enquanto a idade média era de 6 anos. O paciente mais velho tinha 44 anos de idade. Não existiu nenhuma correlação aparente entre o resultado positivo e o número de células estaminais administrado.

Os tipos de melhorias reportadas incluem: Diminuição de espasticidade; melhor coordenação; melhoria da função motora, melhoria da estabilidade postural; melhores cognição resultando em melhoria da comunicação; aumento da capacidade para sentar, ficar em pé ou mesmo de caminhar sem ajuda.

Melhoria da fala observada em 40% dos pacientes. 16,7% dos pacientes reportou uma diminuição ou mesmo ausência de ataques epilépticos após o tratamento. Cerca de 20% apresentou melhorias cognitivas.

Cerebral Palsy Treatment Results - Type of improvement

Sobre os resultados completos incluindo mais gráficos, consulte .Resultados do Tratamento de Paralisia Cerebral - Julho 2009

Sobre informação de segurança sobre os 350 pacientes tratados por punção lombar, consulte o ficheiro PDF, Estatística sobre Segurança da Punção Lombar

Histórico dos pacientes

De seguida alguns depoimentos sobre a evolução de alguns pacientes e dos seus tratamentos:

Nicholas Schilling, 5 anos de idade, Leucomalácia Periventricular
"…ele está agora a treinar para ficar em pé com suporte…"

Christopher Giacobbe, 13 anos de idade, Paralisia Cerebral
"…ele já começou a falar com frases completas…"

Myrthe Wallet, 6 anos de idade, Miocardite e Hipoxia Cerebral
"…Myrthe continua a melhorar…"

Anneke van Iwaarden, 42 anos de idade, Deficiência Grave de Oxigénio
"…pela primeira vez na sua vida, Anneke foi capaz de ficar em pé sem apoio…"

Custos

Implante de células estaminais via punção lombar: 7.995,- Euros (adultos) - 9.000,- Euros (crianças).

Processo de avaliação

Para serem avaliados para tratamento, os pacientes devem preencher um formulário médico on-line com o histórico. Depois de preenchido e enviado, um assistente de relações com pacientes entrará em contacto com o paciente em 3 dias. Esse assistente vai acompanhar o paciente com o resto do processo de avaliação. Depois de aprovado o tratamento, o seu consultor irá ainda ajudar na marcação do tratamento e preparação da viagem.


1 comentário: