"Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias - para a ITÁLIA! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelângelo.

As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante-Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa. O comissário de bordo chega e diz:

- BEM VINDO À HOLANDA!

- Holanda!?! - Diz você. - O que quer dizer com Holanda!?!? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália!

Mas houve uma mudança de plano vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente.Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor, começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrants e Van Goghs.

Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália, estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida você dirá: - Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado!.

E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora. Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.Porém, se você passar a sua vida toda remoendo o facto de não ter chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais sobre a Holanda. "

BEM VINDO À HOLANDA

por Emily Perl Knisley, 1987

sábado, 19 de junho de 2010

Um dia para esquecer

Ontem fomos a mais uma consulta ao porto com a terapeuta A.M. Estava lá tambem uma TO para avaliar o João na parte da visão, e nos aconselhar a como estimula lo, e lidar com as limitações que apresentará nestes proximos tempos. Mas foi um dia para esquecer. Estava um calor infernal, e o ar condicionado do carro deixou de funcionar sem motivo aparente. O João começou a desanimar, e eu tambem, pois era o calor e ele que não parava quieto na cadeirinha. Depois para ajudar a festa, fomos mandados sair da A25 pela GNR pois tinhamos exedido o limite maximo de velocidade. Estivemos meia hora a torrar ao sol a espera que passassem a multa. Nisto o João cada vez mais desesperado. Chegamos a consulta e quando começamos a avaliação dele, o rapaz deu o berro. Chorou " baba e ranho" quase 1 hora, sem que nada nem ninguem o conseguise acalmar. Ele transpirava por todo o lado, já estava manchado no rosto de tanto chorar até que cedeu ao cansaço Ainda deu para as terapeutas avaliarem quais as dificuldades dele na visão, e que ele já esta muito melhor a nivel do tonus nas pernitas. Agora deixou de ser o braço direito o mais espastico, para passar a ser o esquerdo. O objectivo, deste mes foi alcançado que era de sentar o João por longos periodos sem fazer hiper extensão, e conseguir que ele comesse sentadinho. Para o proximo mês levamos outros objectivos, vamos ver como ele se vai portar.
Quando saimos da consulta de terapia, o João tinha adormecido uns 15 minutos, mas ao coloca lo na cadeirinha o telemovel tocou e ele acordou. Ai começou o filme outra vez, até que a meio da viagem ele já "berrava " tanto que tivemos que parar numa área de serviço para o passear, mas mesmo assim só parou quando se lhe esgotaram as forças. Estava tão exausto que quando adormeceu era 20h e só acordou as 7h da manha. Nem banho tomou, foi só chegar a casa e deita-lo. Hoje já esteve melhor, mas notou se ainda algum cansaço nele. Segunda temos nova viagem para uma consulta no Hosp. Pediatrico.
Já recebemos a convocatoria para irmos ao Centro de Paralisia Cerebral de Coimbra, para avaliação da neuropediatria. E as viagens continuam.

3 comentários:

  1. Quanta coragem de todos vós, incluindo do João.
    As melhores noticias é o que vos desejo das proximas consultas.
    Um, bj cheio de força
    Susana

    ResponderEliminar
  2. Não é nada fácil, nós como pais termos de lidar com coisas que por vezes ñ conseguimos controlar. Há que ter paciência apesar de tudo... e continuar. Desejo que os progressos do João continuem, sempre para o melhor e que tudo corra bem para as pximas consultas.
    Os m/melhores cumprimentos e felicidades...

    ResponderEliminar
  3. o meu Deus, paciencia é preciso aos quilos... quando vierem a coimbra digam que gostava de vos conhecer... boa sorte qualquer coisa apitem! o meu filho está na escolinha no centro onde voces vão,é provavel que conheça a equipa que vos vai receber e os medicos,beijos grandes

    gisele

    ResponderEliminar