domingo, 9 de janeiro de 2011

Paralisia do VI par ( nervo abducente) ...


... è o que o João têm no olho esquerdo. Foi confirmado está semana na Consulta de Baixa Visão. Então para a situação não piorar vai já dia 11 ao bloco operatório nos HUC para ser injectada toxina botulinica nesse olho, e mais tarde se proceder a cirurgia definitiva. Agora este procedimento será em regime ambulatório, mas a outra já necessitara de internamento. Esperamos que com a toxina melhore já um pouco, mas só uma semana após este procedimento dará para ver se foi bem sucedida . Em baixo está um video que exemplifica bem a situação em que se encontra o olho esquerdo do João neste momento


De resto continua a ter evoluções lentas a nivel psicomotor. A tetraparesia do João é assimétrica, apresentado o membro superior esquerdo uma parésia mais acentuada. As pernitas têm o tonus quase sempre normalizado, e está sempre a mexe las muito bem. O problema da rigidez a nivel das omoplatas mantem se, o que faz com que ele por muito que tente, não consegue arrastar se , nem virar se sozinho. Temos que lhe dar sempre apoio. Mas há sempre coisas boas, e uma delas é já alcançar objectos sozinho, ter intenção de os agarrar e ir lá sozinho. Também verbaliza muitos sons, e o preferido dele agora é o BÈEE. Já tem 4 dentinhos e continua a acordar muitas vezes de noite o que me deixa muito cansada.
Este proximo video é um bom exemplo de como o bracito direito já tem alguns movimentos que o deixam já brincar sozinho. O não conseguir olhar para a esquerda com o olho esquerdo tambem o dificulta no manuseamento dos objectos, e faz com que ele esteja sempre a olhar preferencialmente para a direita.

Sem comentários:

Enviar um comentário