"Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias - para a ITÁLIA! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelângelo.

As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante-Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa. O comissário de bordo chega e diz:

- BEM VINDO À HOLANDA!

- Holanda!?! - Diz você. - O que quer dizer com Holanda!?!? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália!

Mas houve uma mudança de plano vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente.Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor, começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrants e Van Goghs.

Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália, estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida você dirá: - Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado!.

E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora. Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.Porém, se você passar a sua vida toda remoendo o facto de não ter chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais sobre a Holanda. "

BEM VINDO À HOLANDA

por Emily Perl Knisley, 1987

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

4 anos passados

.... mas parece que foi ontem que ele nasceu!


E como está o João ao fim deste tempo todo, é isso que vou tentar resumir.
Muitos obstaculos foram passados, muitas vezes achei que era o "fim do Mundo" quando ele tinha birras que duravam dias,semanas... A parte motora dele não está bem, mas o feitio do João também não é dos melhores :) o que não ajuda muitas vezes na reabilitação  .... Acho que é mimo, muitooo mimooooooo!!!!!

Então o João com 4 anos tem um atraso de desemvovimento a nivel motor muito grande. Senta se no chão, mas sempre com apoio dos braços, não permitindo ainda que ele brinque sentado de forma a que os braços estejam disponiveis para manusear objectos. Rebola, mas tem ainda muita dificuldade em passar de barriga para cima para  baixo. Vai rastejando , mas logo desiste, pois como da trabalho e requer esforço , ele não insiste. Esse é um dos pontos baixos dele. Desiste de tudo facilmente, as vezes nem tenta, pois quando falha fica frustrado e chora. Então prefere não tentar, mesmo  sabendo que ele já tem capacidades para fazer muitoooo mais, não evolui devido a não querer fazer se tem alguma dificuldade. Expressa se muito bem por gestos, nós entendemos tudo, diz apenas  5 palavras claras, e quando lhe pedimos para repetir sons novos, ele diz que não quer com a cabeça. O sim dele e o não entendem se prefeitamente tanto por gestos como por sons. A paralesia cerebral dele esta diagnosticada como discinética caracterizada por movimentos involuntários principalmente anormais nos braços, pernas, face, e tronco . Por exemplo, a andar na cadeira eléctrica só agora o cerebro dele esta a processar a informação que para ele mexer no comando não precisa mexer as pernas e todo o corpo ao mesmo tempo. O João andava 5 minutos na cadeira e ficava todooo molhado do esforço/energia gasta, pois todo ele mexia. Agora já está muito melhor, e já consegue contralar bem melhor os movimentos na cadeira eléctrica, como noutras situação. 
A grande evolução do João neste ultimo ano foi a parte social, esta muito mais sociavel, e a alimentação. desde que foi operado em Julho, que temos outro menino... eu acho que as vezes até já come demais. Quando o vou buscar ao Jardim de Infância tem sempre acabado de comer, mas diz sempre que ainda tem fome. Elas dizem que ele come muito bem, mas ele parece um saco roto :) !!!!
Em casa a noite é a mesma coisa, janta e mesmo assim quando vai para a cama diz que esta com fome, e só adormece após comer 2 iogurtes. 
Sempre que come insiste em lavar os dentes, muito ele gosta de fazer isto :D !!!
Continuo a acreditar que ele ainda tem muito para melhorar, e assim sendo vamos continuar a lutar para que ele tenha progressos que lhe melhorem a qualidade de vida.


1 comentário:

  1. Vai com certeza ter muitos, muitos progressos e continuar a surpreender-nos como tem feito até aqui!!
    Beijinhos fofos para o João.:)

    ResponderEliminar