terça-feira, 3 de abril de 2012

Resumo das ultimas 3 semanas

A falta de noticias deve-se a falta de tempo para escrever. Quando o João deixa, já é tarde e a vontade pouca, não por não querer dar noticias , mas o cansaço é muito.
Mas vou fazer um resumo. O João fez a RMCE e o resultado revela então uma leucomalacia periventricular bilateral, e associado a isto outras alterações que são causa desta mesma leucomalacia, como ventriculomegalia e atrofia do corpo caloso. Esta duas ultimas sozinhas podem nem dar alterações significativas.
No final do relatório o imagiologista acrescenta " prognostico reservado a nivel motor e cognitivo" , o que sabemos desde o inicio. Tudo em aberto sendo o futuro ainda uma incógnita. Mas nesta idade já da para se ter algumas certezas e uma delas é a motricidade fina do João que ficará muito afectada. De resto continua a dar passinhos pequeninos, e o feitio dele nada o esta a ajudar no processo de reabilitação. Todos os terapeutas dizem o mesmo, que o João podia já estar muito a frente se ele tivesse vontade. Só faz o que quer e quando quer. Continua a resmungar e a chorar nas terapias, não por dor ou não conseguir fazer o que lhe pedem... simplesmente não quer fazer. Ainda ontem contei na APPC que o João sabe e consegue brincar com jogos de encaixe e de argolas. Fa-lo a tremelicar um bocadinho mas já o fez algumas vezes o que nos deixou muito contentes , mas é raro o dia que o quer fazer. Por ele nos fazia-mos tudo e ele apenas observava. Foi assim que o habituei, mas agora que adquiriu capacidades motoras para se desenrrascar sozinho não quer fazer nada



O que mais gosta de fazer é brincar com bonecos pratos e colheres. Passa o tempo a explorar o corpo dos bonecos e a dar-lhes de comer.
Continuamos a notar alterações positivas na visão pois segue e reconhece pessoas e objectos a uma distância cada vez maior, e dai o interesse dele pelo "mundo" a sua volta também aumentou. Adora estar de pé, e ao segurar mos nos braços ele quer andar por todo o lado, tocar em tudo, e principalmente abrir e fechar portas.
Aponta com o braço para onde quer ir e já diz " da ca" e " an ca" ( anda ca). Não bebe leite mas bebe muita agua, e de noite tenho que ter sempre um copinho com água pois ele acorda e de olhos fechados diz "oa" (água).
Já temos uma mini secretaria montada com um computador e um teclado para crianças com NEE, onde ele gosta de estar. O problema agora é arranjarmos programas adequados para ele trabalhar.




A socialização dele continua muito má. Continua a rejeitar qualquer contacto fisico com pessoas estranhas e nem lhe podem falar... resmunga logo. Mas sem explicação, na semana passada a M. a minha manita de 19 anos fez anos e convidou alguns amigos lá para casa. Como sabia que a festa ia ter muita gente e ia ser animada com musica, decidimos testar o João. Chegamos a festa apresentei o João a rapaziada toda coloquei o no standing e deixei o no meio da confusão. Pensei que ele ia chorar, resmungar, que iria andar a minha procura... nada disso. Esteve ali como outro membro da festa a obsevar o karaoke, as conversas, as musicas e ia comendo o mesmo que os outros pipocas, pizza, frango, tudo.
Eu só dizia que bem me podia ir embora durante aquelas 3 horas que ele não chamava por mim.
No fim da festa acho que se ele pudesse tinha dito " ohhhhh já acabouuuu!!!! "


Continuamos a fazer 3 horas de fisioterapia e 3 horas e TO, reparidas entre a Appc, o hospital e a Appacdm. Esta semana vamos iniciar a piscina após a pausa por causa da otite, e aconselho de uma das terapeutas o João vai passar a dar umas voltinhas de ponei, numa quinta perto de casa. A terapeuta V. disse que seria bom para ver se o control de tronco dele melhorava, nada de uma coisa muito invasiva, bastava arranjarmos um ponei para ele da umas voltinhas em cima dele. Os donos do "cavalinho" foram 5 estrelas e este fim de semana já vamos experimentar.




5 comentários:

  1. Uiii, tantas novidades boas. Aos poucos e poucos o João vai fazendo as suas conquistas e a prova disso são as coisas que ele já vai conseguindo fazer.
    Quanto ao Relatório, acho que não é nada que vocês não esperassem, pelo que o Relatório vale o que vale, o que interessa são os progressos e as metas que o João vai ultrapassando.

    Beijinhos grandes
    Cláudia Rocha

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Vi programas de computador bastante interessantes no site da HOP TOYS. São espanhóis mas mandam para cá, manda mail, nao compres directamente. Mandei vir agora o lá feria, que é o básico de causa-efeito mas tens o passo seguinte e outros educativos.
    Se souberes de outros programas diz-me tb, k tb ando à procura.
    Bj
    Sara Alves

    ResponderEliminar
  3. Vania, nossos bebes ainda vão nos surpreender muito, pode ter certeza e vamos trabalhar pra isso.
    Eles são muito novinhos ainda e ainda podemos interfeir nas "manias", começa a partir nós a inclusão de uma forma natural, fazendo que eles conheçam suas limitações, seus deveres e explorar cada vez mais suas potencialidades. Eles são muitos espertos e vão tentar nos manipular com certeza, como qualquer criança e ai cabe a gente mostrar os limites e o caminho. Nisso todos nós estamos no mesmo barco ;) bjs

    ResponderEliminar
  4. Vânia, acompanho regularmente o teu blog.
    Gosto de saber de vós e alegro-me com as vossas conquistas.
    Muitos parabéns pela óptima mãe que és, pelo filho maravilhoso que tens e pela extraordinária equipa que formam.
    Este teu blog é um "´lugar" de um enorme amor, pelo teu filho, pela partilha das vossas conquistas e pela vida.
    Muito obrigada por todo o carinho com que partilhas o vosso dia-a-dia tão ocupado, mas que não te impede de dar, dar esperança, dar conhecimento adquirido, dar muito amor.
    Desejo-vos as mais sinceras felicidades
    Um grande beijinho de admiração por vós

    ResponderEliminar
  5. Olá amiga

    Deixei-te um miminho no meu blogue.

    Beijinhos

    ResponderEliminar