sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Pequeno grande passo

Há um ano atrás o João levava a bolacha a boca e ia comendo, mas foi algo que foi deixando de fazer, tanto com a bolacha como com os objectos. Recusava-se a pegar no que fosse, e quando pegava era só para deitar fora. Queria que fossemos nós sempre a fazer as coisas por ele e ficou muito preguiçoso e manhoso.
Está semana surpreendeu nos quando decidiu agarrar um osso e não o largar até lhe tirar a carne toda e come-la. Para nós foi algo simplesmente fantastico, deliramos com a acção dele. Mas será que finalmente o João se apercebeu que pode tirar proveito da mobilidade que tem na mão direita e utiliza-la para fazer coisas?
E parece que sim... para algumas pessoas este passo pode parecer insignificante mas para nós não, e para ele é um pequeno grande passo. quando quer alguma coisa continua a procurar a nossa mão, mas já utiliza a dele para comer , o que é mesmoooo muito bom.
Ao almoço e ao jantar, dou-lhe a sopita primeiro e a fruta e depois senta-se connosco a mesa, onde lhe pomos um prato com bocadinhos de comida e ele vai se entretendo sozinho a levar a comida a boca. Sempre que o consegue da nos um sorriso de orelha a orelha tipo a dizer-nos " VIRAM , VIRAM CONSEGUIIII !!! "
Na APCC a terapeuta sempre nós disse que o João tem mais capacidade do que a que demonstra, basta esperar mos pelo "click", em que ele se de conta que "é capaz" sozinho.
Espero que esse dia esteja proximo, pois o maroto tem muitas capacidades, ele é mas é muito preguiçoso :) !!!

2 comentários:

  1. Hehehhehe

    Tão engraçado, pois muitas vezes estou a ler-te e parece que estou a recordar alguns momentos do Guilherme. Aconteceu o mesmo com a palhinha e agora com o osso. Ainda hoje o "piano" e pernas de frango são sempre comidas à mão cá por casa.

    Beijinhos grandes e são estas pequenas conquistas, imperceptíveis para muitos, que nos dão animo e alento para continuarmos a lutar pelas nossas crianças.
    Parabéns João.....estás um crescido.

    ResponderEliminar
  2. :)))))))))!
    Esse Tutão é fantástico!Beijos amiga e um 2012 cheio de conquistas!

    ResponderEliminar