"Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias - para a ITÁLIA! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelângelo.

As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante-Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa. O comissário de bordo chega e diz:

- BEM VINDO À HOLANDA!

- Holanda!?! - Diz você. - O que quer dizer com Holanda!?!? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália!

Mas houve uma mudança de plano vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente.Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor, começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrants e Van Goghs.

Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália, estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida você dirá: - Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado!.

E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora. Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.Porém, se você passar a sua vida toda remoendo o facto de não ter chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais sobre a Holanda. "

BEM VINDO À HOLANDA

por Emily Perl Knisley, 1987

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Rabujento

Desde que fez a vacina dos 15 Meses que anda rabujento e molito, e ontem já começou com febre e tem umas adenopatias no pescoso. Em principio será mesmo reacção a vacina ( VASPR), pois fui logo alertada que entre o 7º e 12º dia após a administração desta, poderia surgir exantema, irritabilidade, febre e adenomegalias. Hoje já estivemos de molho em casa e amanhã também não vamos as terapias.
Temos passado os dias mais a brincar e a relaxar, pois nem ele nem eu estamos com forças para exercicios. As noites tem sido muito más, pois só quer estar ao colo e recusa a cama. Chora e chora e chora na cama. Hoje já está a dormir mas na nossa cama, coloquei-lhe benuron antes pois já estava sub-febril. Vamos ver como corre hoje a noite.

16 Meses

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Um novo João

Num desenvolvimento normal, os bebés podem adquirir novas competências em meia dúzia de dias, no caso do João são precisos meses. Nestes ultimos 15 dias o João deu um salto, está diferente, mas nem da para aqui explicar só estando com ele.
A parte motora continua a melhorar, o braço direito faz tudo apressar de ainda ter alguma falha na coordenação das acções, mas brinca, e brinca mesmo. Se neste momento ele já fica-se completamente sentado sem apoio, podia deixa-lo no tapete que ele lá se entretinha. Reclama quando quer alguma coisa, pedindo com a mão direita sempre . Faz as birras normais de qualquer criança quando não se lhe faz a vontade, e logo que o pedido é correspondido, da uma enorme sorriso. Esfrega os olhitos e o nariz com a mãozita quando tem sono, e sozinho sem incentivo nosso já tenta se virar. Está semana já por 2 vezes o encontrei a dormir de barriga para baixo. Sabe muito bem quando o estamos a repreender, faz logo o beicinha e lá caem as lágrimas . Fica de pé com as mãos apoiadas, e sabe bem que depois do jantar da novela, os Laços de Sangue, é verdade ele adora ver essa novela . . . bem é um novo João . Espero que continue assim...

e já dou beijinhus!!!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O João já consegue brincar :)

Sexta feira passada fomos a Terapeuta A.M. no Porto, e ela também disse que o João melhorou e está diferente. Melhorou em tudo, ele já tem muitas capacidades, mas o João está muito preguisoso . Habituado a que se fizesse tudo por ele, mesmo já tendo muito mais autonomia, aguarda sempre que alguém execute a tarefa por ele. A terapeuta disse que o João já se conseguia sentar sozinho, mas não o faz pois sabe que tem sempre apoio nas costas e acomoda-se. Então ela disse para lhe tirar todos os apoios que tem para as costas e deixar ainda apoio lateral, mas para ir tirando devagar.
E foi isso que fizemos, e ela tinha mesmo razão!!
Na cadeira da papa que temos da Chicco ele esta sempre encostado pois sabe que pode, então passa mos no Ikea e compramos a cadeira mais barata e mais desconfortavel, e não é que ele se mantém la sentadinho a brincar e nem se encosta !!! Pois é, o menino João é um manhoso !!!
Também começou a brincar sozinho, com todos os brinquedos, pegando neles , manuseando, batendo com eles, pois antes pegava e largava facilmente os objectos, mas agora já não. Interage bastante com os brinquedos, , tenta imitar os sons que fazem ou nós fazemos. Também já brinca no Tablet Pc que adquirimos para trabalhar mos com ele. Bem, deu um grande salto agora.


A brincar no tablet Pc




Sentado pela primeira vez na cadeira do Ikea