
A dura Viagem do meu João iniciou-se no dia em que nasceu... devido a complicações no parto o João nasceu em morte aparente, deixando lhe lesões cerebrais graves(leucomalacia periventricular), tornando-se uma criança totalmente dependente a nivel motor, mas tb uma criança muito amada e feliz !!!!
sábado, 25 de dezembro de 2010
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

quarta-feira, 24 de novembro de 2010
domingo, 21 de novembro de 2010
sábado, 20 de novembro de 2010
E continua a surpreender

domingo, 14 de novembro de 2010
Os benefícios do Ômega 3 para o cérebro
sábado, 13 de novembro de 2010
Ômega 3 pode ajudar na regeneração de neurônios, aponta pesquisa
A descoberta veio de um laboratório na Universidade Federal de São Paulo. Nos testes, os pesquisadores provocaram crises de epilepsia nos ratos, isso porque já se sabe que crises prolongadas de epilepsia podem causar lesões em neurônios.
Os ratos foram separados em dois grupos. Um deles passou a receber doses diárias de Ômega 3. Foi aí que os cientistas notaram que no cérebro desses ratos que tomaram o suplemento surgiram novos neurônios.
"Podemos dizer que o cérebro é capaz de se regenerar, ou seja, capaz de produzir novas células. Então isso para a gente é bastante interessante", explica o médico Fúlvio Alexandre Scorza.
No ano passado, os cientistas já haviam descoberto que o Ômega 3 ajudava a prevenir a morte das células cerebrais.
Os médicos tomaram o cuidado de testar nos ratos a mesma quantidade de Ômega 3 recomendada aos humanos: que é a ingestão de peixes três vezes por semana. Os peixes que contêm a maior quantidade de Ômega 3 são o salmão, o atum e a sardinha, de águas frias e profundas.
Desde então, mesmo sem a comprovação em laboratório do efeito em seres humanos, os médicos da Unifesp e da USP de Ribeirão Preto adicionaram o Ômega 3 à dieta de pacientes, crianças com epilepsia.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Doentito

A conta-gotas...mas tenho progressos!!
A Hora da Refeição

terça-feira, 9 de novembro de 2010
Xcell-Center Tratamento de paralisia cerebral com células estaminais/céulas tronco
Paralisia cerebral
A Paralisia cerebral consiste em um conjunto de condições não progressivas, não contagiosas que geram incapacidade física e que afectam o encéfalo no cérebro, gerando transtornos no movimento.
O dano cerebral normalmente não piora, mas os problemas médicos secundários são muito comuns. Os mais destacados são as diversas dificuldades ortopédicas e os transtornos motores, a artrite e a osteoporose.
A paralisia cerebral não pode ser curada. Os tratamentos comuns incluem fármacos, ajudas mecânicas, terapia física, terapia comportamental, terapia ocupacional e terapia da fala. Todos estes métodos estão centrados em ajudar o paciente a ultrapassar incapacidades de desenvolvimento ou na aprendizagem de novas formas de desempenho de tarefas mais difíceis.
O tratamento da paralisia cerebral no XCell-Center
O tratamento da paralisias cerebral no XCell-Center difere dos métodos standard porque ataca a causa origem da PC no interior do cérebro. A terapia com células estaminais do XCell-Center é uma alternativa livre de fármacos, centrada em afectar as alterações físicas no cérebro que possam melhorar a qualidade de vida da criança.
Cerca de 70% dos pacientes com paralisia cerebral tratados com células estaminais no XCell- Center apresentaram sinais de melhoria.
A maioria dos pacientes com paralisia cerebral são tratados por punção lombar; injectando as células estaminais no líquido cefalorraquidiano que as transporta pelo canal raquidiano até ao cérebro.
A punção lombar é um procedimento ambulatório que requer que os pacientes permaneçam na Alemanha 4 ou 5 noites.
Extracção da medula óssea
No primeiro dia, a medula óssea é extraída da crista ilíaca do paciente (osso da anca) usando uma mini-agulha muito fina de punção, sob anestesia local. Embora seja sentida alguma dor quando a agulha é introduzida, a maioria dos pacientes não acha o procedimento de extracção de medula óssea particularmente doloroso. Este procedimento demora normalmente cerca de 30 minutos.
Porque o procedimento de extracção de medula óssea requer que os pacientes estejam imóveis, em crianças é desempenhado sobre anestesia geral.
Depois da extracção de medula óssea estar terminada, os pacientes podem voltar para o hotel e retomar as suas actividades normais. Os pacientes que recebem anestesia geral devem ficar deitados durante um curto período de tempo de recobro antes de voltarem para o hotel.
Esta disponível mais informação sobre o procedimento de extracção de medula óssea no documentoInformação e Consentimento Medula Óssea (ficheiro PDF).
Processamento laboratorial
Implante da célula estaminal
No terceiro dia, as células estaminais são implantadas de novo no paciente por punção lombar.
Punção lombar
A agulha espinal é introduzida entre as vértebras L4 e L5 sendo extraída uma pequena quantidade de líquido espinal. Um parte desse líquido espinal é misturado com a solução da célula estaminal, sendo depois injectada novamente no líquido espinal do paciente, não a medula óssea. Depois das células estaminais terem sido implantadas, o paciente permanece na sala de recobro durante algumas horas antes de poder voltar ao seu quarto de hotel. O procedimento de extracção de medula óssea é desempenhado sobre anestesia local em adultos e anestesia geral em crianças. Em condições normais, os procedimentos desempenhados sobre anestesia local não são dolorosos.
Seguimento do tratamento
Os pacientes tratados por punção lombar devem permanecer na cidade até ao dia seguinte do procedimento por motivos de segurança geral. Podem regressar a cada ao quinto dia.
Resultados do tratamento
As estatísticas de seguimento de 45 pacientes com paralisia cerebral tratados efectuada em Julho 2009 demonstram que 67% (5 de 7) apresentaram melhorias após a terapia com células estaminais.
A idade referência dos pacientes era 8,9 anos, enquanto a idade média era de 6 anos. O paciente mais velho tinha 44 anos de idade. Não existiu nenhuma correlação aparente entre o resultado positivo e o número de células estaminais administrado.
Os tipos de melhorias reportadas incluem: Diminuição de espasticidade; melhor coordenação; melhoria da função motora, melhoria da estabilidade postural; melhores cognição resultando em melhoria da comunicação; aumento da capacidade para sentar, ficar em pé ou mesmo de caminhar sem ajuda.
Melhoria da fala observada em 40% dos pacientes. 16,7% dos pacientes reportou uma diminuição ou mesmo ausência de ataques epilépticos após o tratamento. Cerca de 20% apresentou melhorias cognitivas.
Sobre os resultados completos incluindo mais gráficos, consulte .Resultados do Tratamento de Paralisia Cerebral - Julho 2009
Sobre informação de segurança sobre os 350 pacientes tratados por punção lombar, consulte o ficheiro PDF, Estatística sobre Segurança da Punção Lombar
Histórico dos pacientes
De seguida alguns depoimentos sobre a evolução de alguns pacientes e dos seus tratamentos:
Custos
Implante de células estaminais via punção lombar: 7.995,- Euros (adultos) - 9.000,- Euros (crianças).
Processo de avaliação
Para serem avaliados para tratamento, os pacientes devem preencher um formulário médico on-line com o histórico. Depois de preenchido e enviado, um assistente de relações com pacientes entrará em contacto com o paciente em 3 dias. Esse assistente vai acompanhar o paciente com o resto do processo de avaliação. Depois de aprovado o tratamento, o seu consultor irá ainda ajudar na marcação do tratamento e preparação da viagem.
Xcell-Center at the Institute for Regenerative Medicine
O XCell-Center é um grupo clínico e um instituto privado de medicina regenerativa, situado em Dusseldorf e Colónia na Alemanha. Ao reunir o uso terapêutico das células estaminais adultas autólogas e a investigação médica, a nossa missão é:
- Disponibilizar aplicação terapêutica de células estaminais adultas autólogas da melhor qualidade médica aos pacientes;
- Ampliar o conhecimento existente sobre os efeitos de células estaminais adultas autólogas fomentando a investigação pré-clínica e clínica.
Oferecemos aos pacientes com doenças degenerativas a oportunidade de serem submetidos a umtratamento da célula estaminal inovador e promissor.
Desde o início em Janeiro de 2007, mais de 4000 pacientes foram submetidos com sucesso a vários dos nossos tratamentos da célula estaminal.
Uso terapêutico
O XCell-Center trata pacientes com as suas próprias de células estaminais adultas autólogas. É o primeiro instituto privado do mundo que possui uma licença oficial para a extracção e aprovação de materiais de células estaminais para tratamentos autólogos.
O tratamento está focalizado no tratamento de diabetes mellitus (tipos 1 e 2 assim como sequelas) e aapoplexia. Outras indicações incluem doenças neurológicas, particularmente lesões da espinal-medula,esclerose múltipla (EM),esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença de Parkinson e Alzheimer assim comoartrite, doença cardiovascular, doença da visão, neuropatia e incontinência.
Projecto Foltra
PROYECTO FOLTRA: AYUDA A LA REHABILITACIÓN FISICA E INTELECTUAL PARA LA REINTEGRACIÓN EN LA SOCIEDAD
http://www.proyectofoltra.com/
El Proyecto Foltra es un proyecto encaminado a la ayuda para la rehabilitación física e intelectual de todos aquellos que la necesiten, más allá de lo que es la asistencia sanitaria… Un Proyecto en principio encaminado al paciente neurológico, con daño cerebral o periférico, congénito o adquirido, pero también para todos aquéllos que por su patología (cardiovascular, diabetes, etc...) requieran un trabajo de rehabilitación intenso y específico.
Con el Proyecto que estamos desarrollando no pretendemos interferir ni competir con los servicios existentes, públicos o privados, sino ofrecer un medio de apoyo complementario que, en nuestra opinión, es de gran utilidad para pacientes y sociedad.
El Proyecto Foltra pretende, además, el promover la difusión del conocimiento, apoyando y potenciando la investigación en neurogénesis reparadora, neuroplasticidad, colaborando con grupos de investigación de nuestra Universidad y Complejo Hospitalario, pero también nacionales y de otros países, cofinanciando proyectos, estableciendo becas y premios, e invitando a impartir conferencias a expertos de prestigio internacional. En el Proyecto Foltra tratamos de potenciar en suma, el valor individual de la persona, estimulando el aprendizaje y la formación de todos aquellos implicados en la rehabilitación del paciente con el objetivo de tratar de conseguir la total reincorporación de éste en la sociedad.
Foltra es una Asociación sin ánimo de lucro. Nuestra filosofía parte de la base de que la disponibilidad económica de cada paciente no sea nunca un factor limitante y condicionante de sus posibilidades de recuperación.
Foltran: uma terapia pioneiro para as lesões do cérebro e da medula espinal
Jesus Devesa é endócrina, Professor de Fisiologia Humana da Universidade de Medicina de Santiago de Compostela e chefe do Laboratório de Bioquímica do Hospital Universitário da cidade. Mas também é o descobridor de uma terapia pioneira para reparar os danos cerebrais que já realizou duas centenas de doentes, o primeiro deles o próprio filho.
Seu nome é Paulo e teve um grave acidente de carro há 22 anos. Depois de algum tempo entre a vida ea morte, seu cérebro foi danificado. diagnóstico pessimista foi detectada uma lesão cerebral. Dada a incerteza do futuro de seu filho, Devesa decidiu realizar sua própria pesquisa.
Depois que Paulo saiu do estado de coma, o Dr. Devesa aplicada uma terapia baseada na hormona do crescimento (GH), juntamente com uma série de exercícios de estimulação sensorial. Aos oito meses, ela havia se recuperado. Atualmente, Paul é um biólogo molecular e trabalho na Universidade de Coimbra Português. Ele não tem nenhuma seqüela.
A terapia com resultados mistos
O sucesso do Dr. Devesa e sua equipe têm continuado e tem sido reconhecido nacional e internacionalmente. A publicação sueca Jornal de Medicina de Reabilitação tem sido muito impressionado com os resultados da investigação médica e da Galiza, e exigiu sua presença os EUA, Rússia e Alemanha. A revista escolheu o caso de uma jovem de 26 anos, que podia falar e comer novamente depois de quinze anos sem ser capaz de fazê-lo.
Especialmente importante foi o caso do pequeno Alex, que nasceu com trauma neonatal. Os médicos alegaram que, em menos de um mês se tornaria um vegetal. Os pais desesperados foi confiada à ciência do Dr. Devesa. Atualmente, Alexandre ouve, vê, move-se e sorri.
A maior parte da mídia tem sido a do filho do rei deposto e ex-primeiro-ministro Simeão da Bulgária, o príncipe Kardam, vítima de um grave acidente em 2008. Sua mulher, Miriam Ungría, apelou para o centro Foltran e declarou estar muito satisfeito com o progresso.
Outros casos citados pelo jornal El Mundo. Peter é um homem de 34 anos, que tinha doze em uma cadeira de rodas e mal conseguia falar por causa de uma lesão grave no cerebelo e paralisia facial depois de um acidente de moto. Desde há alguns meses andando sozinho auxiliado por muletas e é capaz de manter uma conversa.
Fidel foi um tetraplégico de 13 anos. Atualmente, muito esforço e é capaz de levantar as pernas lentamente.
Ciência Pergunta
Devesa não querer tomar os telhados ou fazer falsas promessas. Tudo é fruto de muitos anos de pesquisa e garante que o tratamento não tem o mesmo resultado de sucesso em todos os pacientes. A chave é o hormônio do crescimento, mas não se aplica a todos os casos. De acordo com o médico " estimulação do GH exógeno e fisioterapia e tem a capacidade de gerar células-tronco que podem se tornar neurônios neural do cérebro e substituir danificado ou nível da medula espinhal, desempenhando um papel neuroprotetor geral. "
Terapias são curtos, porque os resultados são verificados em um curto espaço de tempo.
A favor e contra
Nem todos os colegas Devesa são passíveis de tratamento, entre outras coisas porque o GH é proibido vender antes dos quatro anos de idade. O vice-presidente da Sociedade Galega de endocrinologia, a Dra. May Foster, Devesa considerado "pesquisa e conversar com rigor, mas a regeneração neural é muito níveis básicos de trabalho in vitro ea tradução do que a investigação é eticamente controversa clínica: as pessoas não são ratos. Não estamos ainda numa fase de dar esperança às pessoas que sofrem de sistema nervoso. Não há nenhuma pesquisa de apoio à ação do hormônio no neurônio".
Projeto Foltran
Foltran é o nome da clínica em que Jesus ensinou aos seus terapia Devesa, localizado em uma Cacheiras aldeia, perto de Santiago de Compostela. O nome é o resultado de uma anedota curiosa. Foltran foi a primeira palavra que seu filho Paul disse que depois de acordar do coma. Pesquisando na internet, eles descobriram que era uma palavra húngara que significa amizade ou ajuda, e eles decidiram batizar o centro.
Atualmente, seis centenas de pessoas esperando para conseguir um lugar no Foltran. D