quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Chegaram as Ortoteses

O João já tem as ortoteses, e ficaram muito bem, pelo menos parece não incomoda-lo pois não se queixa. Os Dafos foram oferecidos por uma pessoa que preferiu ficar no anonimato, e foi uma grande amiga em comum que fez de intermediário. Um  GRANDE  GRANDE OBRIGADO  !!!!!

Se anjos existem,
encontramo-los nas amizades que persistem...
Cada amizade encontrada ao acaso,
é como um anjo que desceu do céu...
Amizades que surgem para nos ajudar,
para nos fazer melhor a vida apreciar,
que nos fazem agora e sempre acreditar
que tudo sempre pode melhorar...







Actividades

Agora temos trabalhado muito o estar sentado num banco/cadeira numa mesinha sem ser na cadeira de posicionamento. Ajustamos uma cadeira a mesa da Tumble Forms e fazemos lá as pinturas e jogos. Já temos vários jogos de cartões, uns para ele identificar o par, outro dos verbos e os das imagens dos objectos. Vimos um no Continente baratinho sobre as cores e vamos lá busca lo amanhã.







Apoio para sentar no penico

Como o João já faz xixi e cócó no penico arranjei maneira de o deixar la descansadinho sem ser eu sempre a apoia lo. Mais uma vez adaptei o suporte da banheira dele de maneira a que fica-se com altura para ele se segurar, e coloquei uma tábua atrás para fazer peso para ele não virar o suporte. Ligo a televisão e ele lá fica, depois vou espreitando para ver quando já fez e no fim faço-lhe uma festa e mostro lhe o que ele fez. Ainda tem que andar com fralda pois estamos muito tempo fora de casa e ainda não da para andar sem ela. A 2 noites que acorda com a fralda seca, mas também não tenho feito outra coisa senão leva lo ao penico.


Comportamento

A compreenção do João por tudo o que o rodeia aumentou e expressa se muito bem sobre o que quer ou não quer. Neste momento estamos quase parados a 2 semanas nas terapias, pois ele recusa qualquer tipo de contacto com as terapeutas. Logo que chega ao estacionamento dos locais de terapias começa a chorar e nada o faz calar. Depois entra em padrão de hiperextensão e recusa-se a fazer seja o que for. Isto só acontecia na APPC  depois de ter feito o gesso, e achava mos que insistindo com ele ele ia voltar ao normal, mas o resultado foi o oposto do esperado, e agora grita em todas as terapias. Eu nem tenho fotos nem videos pois é algo tão perturbador que já basta o registo que eu tenho na minha memoria, desta situação. Quando eu digo gritar é mesmo gritar não é chorar. Fica todooooooooo molhado da transpiração, depois de tanto esperniar e esticar-se, que tenho que lhe mudar a roupa mais que uma vez, e logo que saimos da sala cala-se. O pediatra prescreveu lhe um ansiolitico, mas este tira lhe a pouca força muscular que tem, fica sonolento e dorme o dia quase todo. No momento da ansiedade, na terapia, a medicação não surte qualquer efeito. Não é isso também que se pretende pois fora desta situação ele até tem tido alguns progressos , já faz xixi e cócó no penico, come tudo e mais alguma coisa sem ser passado e agora até se quer sentar sem apoio dos braços mas esta sempre a tombar. Acredito que seja só uma face mas que está a demorar muito a passar , e não vejo maneira de contornar esta situação.