domingo, 14 de julho de 2013

Como tudo mudou...

... em 15 dias. O João recuperou muito bem da cirurgia, já fomos a consulta pós-operatório e esta tudo bem , voltamos la daqui a 2 meses. Já come de tudo e aparentemente não apresenta dores, verbaliza mais palavras e voltamos em força ao controle dos esficteres. Ontem não fez nenhuma vez xixi na cueca mas tenho que coloca lo no pito de 2 em 2 horas. Esta semana já aprendeu a dizer "pi pi" que e xixi mas ainda não pede quando tem vontade. Temos que nos lhe perguntar se quer fazer xixi e ele diz que sim ou que não. Dorme muito bem, e acorda apenas pelo calor, bebe um pouco de água e adormece logo. Anda mesmo muito bem disposto  quer experimentar tudo e mais alguma coisa, e está sempre  a pedir para ir para a piscina. Este fim de semana já montamos a piscina insuflavel em casa do avó e como esperado ele adorou. Vamos de férias e esperamos que o João consiga nestas férias dar o saltinho que falta no sentar. Ele já se vai sentando sem apoio dos braços mas tremelica muito, e perde logo o equilibrio. Passo a passo ele vai conseguindo ultrapassar obstaculos.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

5 dias após adenoamigdalectomia

O João já só se queixas de dores a deglutição, e hoje pela primeira vez em meses dormiu toda a noite sem acordar nenhuma vez, nem água pediu. Esteve muito bem disposto, mas já não quer iogurtes nem papas nem gelados :/ ... o lanche dele foi uma bela sopa , em creme fria , de espinafres que comeu em menos de 5 minutos. Ao jantar dei lhe puré mas ele abanava a cabeça a dizer que não e a apontar para o nosso prato que tinha puré e carne picada. Então triturei ao maximo dos maximos a carne e misturei com o puré dele e comeu um prato cheio. Continuo a dar lhe tudo frio , depois quarta feira será avaliado novamente pelo ORL no HPC e depois vamos ver se podemos já comecar a inserir a comidita passada, como arroz e massa. o benurom já esta a fazer de 8/8 horas.

sábado, 6 de julho de 2013

Recuperação

Hoje foi a primeira noite que o João conseguiu dormir por longos periodos, acordava a pedir água chorava, mas conseguiu logo acalmar se e voltar a adormecer. Hoje já comeu um iogurte ao pequeno almoço, tem bebido muito Ice Tea e agora ao almoço também comeu iogurte. Fiz lhe uma papa aguada mas só comeu 2 colheres. O calor também não está a ajudar muito pois, temos estado sempre em casa pois na rua não se consegue estar, e ele já começa a ficar farto de estar fechado. Os 2 primeiros dias também esteve sub-febril, alertaram nos para isso pois seria normal desde que a temperatura não fosse muito alta, mas hoje já esta normal.
Melhorias da cirurgia já se notam, de noite quando esta a dormir até tenho que verificar se ele está a respirar pois não se ouve nada. Antes antes até no corredor se ouvia a ressonar, quando chorava engasgava se sempre devido as secreções e agora chora normalmente sem se engasgar. Se tosse já não tem reflexo de vomito  e até a falar emite sons com mais intensidade. 
Mantém o benuron de 6/6  horas e antibiotico. 

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Adenoamigdalectomia

E mais um obstaculo passado, o João já foi operado e correu tudo bem. O pós-operatório foi muito mau principalmente as primeira 24 horas ele estava muito alterado gritava muito, as dores também devia ser muitas, é algo para esquecer e nem vou referir o que passamos pois foi muito mau, ve lo naquele estado custou muito.
De resto esta tudo a caminhar bem, já estamos em casa, ele já tolera bem os liquidos , iogurtes, gelados e já se nota que se engasga muito menos.
Agora vão ser uns dias complicaditos pois explicar lhe que não pode comer nada solido é dificil :). Para a semana temos de avaliação pós-operatoria  se tudo correr bem vamos aos poucos e poucos inserindo as comidas moles e passadas.

Um obrigado especial para a Sandra pois sem a ajuda dela o João ainda estaria neste momento a dormir mal e com problemas de deglutição.  OBRIGADO!!!

Chegada ao Internamento


  
Após Adenoamigdalectomia


Vamos para casa

segunda-feira, 1 de julho de 2013

E chegou o dia

Já de malas prontas para irmos embora para Coimbra para o João ser internado. Antes de irmos a "tia Teresa" veio cá cortar o cabelito ao João pois esta muito calor, e assim fica mais fresquinho.




Xana Toc Toc


Foi a primeira vez que levei o João a ver um espetáculo ao vivo. Ele gosta muito da Xana Toc Toc mas ao vivo, no meio de tanta gente e com muito barulho tinha algum receio de como ele ia reagir. Mas portou se muito bem. No inicio estava a choramingar no meio de tanta barulho e então decidi só entrar dentro sala quando já estivessem a cantar, e assim foi , ele com a musica a tocar  nem ligou aquela confusão toda. Esteve sempre bem disposto e só ficava mais impanciente quando não estavam a cantar. Fazia me sinal para pedir para cantarem, então nas pausas tinha que conversar com ele a explicar que estavam a descansar, que logo logo iam cantar outra musica. Quando acabou o espetáculo fomos comer um gelado e ele ficou tão euforico o resto do dia, que só adormeceu por volta da uma da manha.