"Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias - para a ITÁLIA! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelângelo.

As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante-Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa. O comissário de bordo chega e diz:

- BEM VINDO À HOLANDA!

- Holanda!?! - Diz você. - O que quer dizer com Holanda!?!? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália!

Mas houve uma mudança de plano vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente.Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor, começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrants e Van Goghs.

Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália, estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida você dirá: - Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado!.

E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora. Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.Porém, se você passar a sua vida toda remoendo o facto de não ter chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais sobre a Holanda. "

BEM VINDO À HOLANDA

por Emily Perl Knisley, 1987

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Consulta de Otorrino

Já tivemos avaliação do João pelo otorrino na Appc de Coimbra. Ele disse que o maior problema seriam os adenoides, que se acumulavam lá as secreções e depois as amigdalas inflamavam com facilidade, e dai estavam bem aumentados de tamanho dificultando a respiração dele. Prescreveu  Aerius, Maxilase, Fluticasona, nebulizações com soro fisiologico e Fluimucil, e outra medicação em SOS durante 2 meses.  Neste momento ele esta melhor mas tive que deixar as nebulizações e a Fluticasona pois ele ficava pior , fluidificando muito as secreções . Coincidência ou não esta bem melhor, ainda faz barulhito do nariz a dormir mas descansa e deixa nos descansar também. É para ser avaliado novamente em Agosto, mas penso que não vais escapar sem retirar pelo menos os adenoides. 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ai Ai as amigdalas !!!

Desde o inicio de ano que o João tem andado sempre meio constipadito, mas o pior tem sido mesmo a garganta. As amigdalas dele tem vindo sempre a aumentar de tamanho e agora em Janeiro acho que chegaram ao maximo, pois dali já não podem passar. Estão sempre muito aumentadas( hipertróficas), e quase que nem se consegue ver a garganta. Passou a dormir muito mal, pois ressona muito devido a dificuldade em respirar a noite. Dia 1 de Fevereiro o Dr. R. pediatra dele prescreveu lhe Fluticasona e Aerius para ver se diminuiam de tamanho, mas não surtiu efeito e o João esta novamente com amigdalite. Desde sexta feira que tem tido febre a rondar os 39 ºC que pouco cediam a medicação. Ontem fomos a urgência e o aconselhado foi ir rápido a um otorrino para ver se conseguimos resolver a situação, pois ele já faz apneias a noite. Passou a dormir comigo pois ele não descansa nada e nem com a cama elevada ele respira melhor. Hoje já não teve febre e as amigdalas continuam muito inchadas e com placas brancas raiadas de sangue. Também tem vomitado muito, tem apetite mas a comida a passar lhe na garganta faz lhe vómitos. 
Hoje nem fomos ao infantário, ele está melhor mas ficamos em casa e veio cá a educadora G. brincar com ele. Hoje ele gostou muito da manhã pois a G. trouxe vários instrumentos musicais ( ferrinhos, xilofone, etc) e esteve entretido a tocar com ela. Também jogaram com o lego a montar castelos e ouviu a historio dos 3 porquinhos que ele tanto gosta. Sexta feira vamos então a Coimbra a consulta de otorrino.
Continua a "falar" muito mas pouco se percebe :). Para ele já é uma satisfação poder de alguma forma comunicar verbalmente, e agora passa o dia a chamar o "papá" que tanto ele gosta e anseia o dia todo pela chegada dele, para irem brincar com os camiões e o lego. 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

E de repente...

.... o João começou a falar/comunicar verbalmente. Estes 3 anos tem sido de altos e baixos, periodos sem evolução outros em que dá saltos. Há uma semana atrás tinhamos vindo  da fisioterapia, dei lhe de almoço e deitei o no sofá para fazer a sesta. Dei lhe a chupeta e disse " faz o óóoo João", e sem lhe dar conversa deixei o estar a ver televisão deitadinho. Começou a verbalizar sons e mais sons e não se calava. Até liguei ao pai para ele ouvir pois ele estava a comunicar verbalmente sem parar. Eu perguntava lhe coisas e ele respondia. Na brincadeira até disse que se lhe tinha ligado ali um fuzivel, e a verdade é que algo se ligou... e não voltou a desligar :)... O João neste momento comunica verbalmente ( não entendemos quase nada do que diz :)) é uma comunicação verbal como se tivesse por volta de  1 ano de idade. No meio do discurso dele só entendemos o mamã, papá, água, anda cá e da cá. O resto é tudo chinês , mas incentiva mo lo a continuar e tudo o que ele diz , batemos palmas e dizemos para continuar :), que queremos saber mais. 
Perguntamos lhe quem gosta muitooooooooooooooooooo do João e ele responde " mamã e papá". O video não tem imagem pois foi tirado quase as escuras, pois foi de noite e sem ele dar conta que estava a gravar, pois se ve o telemovel deixa de falar :) Esperemos que seja um passo para melhorar a comunicação dele com as outras pessoas, pois ele entende tudo muito bem, o problema é as pessoas o entenderem a ele. Esta semana vamos acabar as grelas de comunicação dele e amanha chega um suporte para o ipad dele, que é proprio para as quedas e muito mais fácil para ele pegar nele. Depois quando colocar mos  as grelhas de comunicação já o pode levar para o infantário para começar a tentar comunicar com os amiguinhos dele.




segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013


Fórum Crianças Especiais


Todas as crianças são especiais, mas algumas precisam de mais apoio, de um olhar e de uma atenção especial, de um acompanhamento e acima de tudo muito carinho. O Fórum Crianças Especiais constitui um espaço alargado de debate onde os pais, família e amigos de crianças portadoras de necessidades especiais, podem participar amigavelmente, compartilhando suas experiências pessoais com outras pessoas. Como tal, recebemos todos os utilizadores de braços abertos e esperamos que todos se sintam seguros(as), num ambiente adequado para compartilhar de forma amigável as suas informações, experiências e opiniões nos assuntos . 

O Fórum Crianças Especiais é criado por pais de uma criança com necessidades especiais e moderado também por outros pais de crianças nas mesmas condições. E surgiu de uma necessidade de entre-ajuda, que as entidades não estão capazes de dar resposta, nem os habituais fóruns de crianças.



Carnaval 2013

Este ano o dia do cortejo de Carnaval coincidiu com o dia de o João ir ao infantário. Então tive que ir ver de um fatito de carnaval para lhe vestir e assim se sentir incluido nos festejos. Fomos escolher o fato com ele, e o escolhido foi de pirata pois tinha um chapéu e uma espada que ele tanto gosta. Enquanto os meninos da sala dele foram sentados numa carrinha de caixa aberta, o João acompanhou o cortejo no seu carrinho atirando papelinhos e fitas. Ficou tão cansado que almoçou e dormiu de seguida 4 horas. 
Neste dias que antecederam o carnaval todos os dias falamos da tematica e até a educadora G. que o acompanha veio ca a casa trazer lhe uns acessorios para ele brincar. 






QUEM SOMOS

LOVE4KIDS é um Centro de Estimulação e Desenvolvimento Infantil destinado a crianças e adolescentes de todas as idades com atraso de desenvolvimento.
O Centro de Estimulação e Desenvolvimento Infantil LOVE4KIDS tem um conceito único em Portugal, que combina dois métodos de fisioterapia inovadores, o método Pediasuit e o método CME (Cuevas Medek Exercise), com métodos complementares, como as medicinas não convencionais (nomeadamente a Ozonoterapia, a Osteopatia e a Terapia de Bowen), as terapias de grupo (Yoga para crianças com NE), o Aconselhamento Nutricional e a Terapia Comportamental.
O Centro LOVE4KIDS ajuda os pais na avaliação e escolha de equipamentos adaptados (desde os sapatos adaptados às necessidades individuais da criança, a outro tipo de artigos de apoio, como andarilhos ou cadeiras), os quais são sempre experimentados e testados antes da aquisição, para que haja a certeza da compra correcta, evitando a aquisição de produtos inadequados.
Promovemos ainda encontros de famílias periodicamente.Porque se trata da combinação de métodos inovadores, estamos empenhados em promover a investigação, para que possamos demonstrar, também em Portugal, a eficácia destas metodologias.



DE ONDE VIMOS

O Centro de Estimulação e Desenvolvimento Infantil LOVE4KIDS nasceu do encontro de uma MÃE de uma criança com Encefalopatia Crónica da Infância (anteriormente designada Paralisia Cerebral), em busca de soluções para o seu filho, com uma FISIOTERAPEUTA duma nova geração. Uma terapeuta dedicada, com experiência, que utiliza métodos inovadores em Portugal.
Pensámos numa estrutura onde se reúnam as necessidades dos pais e das crianças com técnicas inovadoras de fisioterapia e técnicas complementares de promoção da saúde, numa vertente integrada e única em Portugal. Por isso, tudo o que oferecemos no Centro LOVE4KIDS é testado e não oferecemos nada em que não acreditamos.


Contactos:
ZONA COMERCIAL
DO EMPREENDIMENTO DA ENCOSTA DO MOSTEIRO
Rua Alda Nogueira, loja 1-A (Restelo)
1400-416 Lisboa  |  Portugal
TEL. +351 216 064 334  |  TLM +351 910 067 261






Cuevas Medek Exercise e Pediasuit

Em Dezembro fomos para Lisboa fazer uma semana de MEDEK (CME) com a Fisioterapeuta Marta Reis diplomada em CME I e II e formada no metódo de Terapia Intensiva Pediasuit . 
Fomos com algum receio que o João não aceita-se bem pois seriam duas horas diárias de exercicios intensivos, que depois teria mos que continuar a aplicar em casa. Foi numa altura em que o João recusava todas as terapias, e surpreendeu nos aceitando muito bem toda aquela nova rotina e o contacto com a Marta  foi amor a primeira vista. O João gostou muito dela, portou-se sempre muito bem fazendo tudo o que ela pedia. Ainda experimentamos uma sessão de Pediasuit  e achamos que seria muito bom para a reabilitação dele esta terapia fazer parte da reabilitação dele, mas de momento não é possivel financeiramente. Em relação ao CME aconselho todos os pais a pesquisarem sobre o método. É feita uma avaliação inicial da criança e depois conforme esteja o desenvolvimento motor da criança são programados determinados exercicios especificos, provocando o aparecimento de respostas motora automáticas, até ai ausentes.
Na altura LOVE4KIDS - Centro de Estimulação e Desenvolvimento Infantil  ainda não estava oficialmente aberta ao publico, sendo a inauguração dia 1 de Fevereiro.






Love4Kids- Centro de Estimulação e Desenvolvimento Infantil

http://www.love4kids.pt/